quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Navegando com mais segurança usando Google Docs

Atualmente, o maior desafio da segurança, ao meu ver, é conscientizar o usuário sobre os riscos presentes na Internet. A tarefa é difícil, trabalhosa, as vezes desanimadora, e dificilmente você terá sucesso pleno. Diferente das pessoas que trabalham na área, e sempre desconfiam de tudo presente na Web, os usuários comuns não tem essa preocupação e gostam de clicar compulsivamente.

Com a onda de códigos maliciosos embutidos em documentos Word/Excel/Powerpoint e PDFs, ficou ainda mais dificil evitar a contaminação dos usuários, pois grande parte deles não enxerga esses programas e seus respectivos arquivos como uma ameaça, e abrem qualquer documento anexado em seu email.

Levando em consideração que a grande maioria dos desktops não possuem versões de Office nem Adobe Reader (leitor de PDF mais usado) atualizadas, a taxa de contaminação é altíssima. Mesmo aqueles que mantêm todos os softwares atualizados, inclusive assinaturas dos antivirus, não estão totalmente protegidos, principalmente para novas falhas de segurança, já que os antivirus trabalham reativamente.